Aeroporto de Saskatoon: o cemitério de Fokker 28s

Na última semana, conhecemos o peculiar Kiwirok Airport, um aeroporto na Indonésia que possui uma curva na pista. Hoje, nós vamos para o Canadá conhecer mais detalhes do Aeroporto de Saskatoon.

F28 Fellowship

Foto: Fábio Passalacqua

Depois do sucesso do F27 Friendship, a fabricante holandesa Fokker decidiu criar seu primeiro jato regional. A empresa sentia que o mercado necessitava de um pequeno jato focado em voos regionais e começou a desenvolver o F28. Em 1967, os três primeiros protótipos do ‘pequenino’ Fokker decolaram pela primeira vez para a realização de voos testes. A certificação e a primeira entrega aconteceram em 1969 e a sueca Braathens realizou os primeiros voos comerciais com passageiros do modelo.

O F28 foi produzido até 1987 e teve 241 unidades construídas. Ao longo de seu período de produção, outras variantes da aeronave foram surgindo, como o F28-4000, que teve sua fuselagem aumentada e a capacidade de passageiros passou de 65 (F28-1000) para 85, além de outras melhorias estruturais e de performance.

Empresas aéreas ao redor de todo o mundo voaram com a aeronave e o sucesso do Fokker 28 motivou a fabricante holandesa a desenvolver os seus sucessores: o Fokker 100 e Fokker 70.

Atualmente nenhuma empresa aérea voa com o F28. Os que até hoje continuam ativos são militares.

Aeroporto de Saskatoon (CYXE, YXE)

Foto via Google Maps

O Aeroporto Internacional John G. Diefenbaker está localizado em Saskatoon, maior cidade do estado canadense de Saskatchewan. A inauguração do aeroporto aconteceu em 1928. No ano de 1993, o local ganhou o nome de John G. Diefenbaker, então primeiro ministro do Canadá. Os primeiros voos regulares da Trans Canada Airlines (atual Air Canadá) começaram por lá em 1947 com o Douglas DC-3. Posteriormente a empresa introduziu o Canadair North Star na rota, seguido de seus Vickers Viscount, em 1955.

Entre os anos de 1977 e 1984, o aeroporto de Saskatoon chegou a receber voos fretados diretos para a Europa, operados pelos Boeing 747 da Wardair.

O aeroporto possui duas pistas, sendo a 09/27 a maior delas com 2.530m de comprimento. Em 2010, o pátio e o terminal de passageiros passaram por reformas e anos mais tarde o aeroporto superou pela primeira vez a marca de mais de 1 milhão de passageiros ao ano. Atualmente, o aeroporto conta com uma média de 150 voos semanais e tem ligações diretas para Calgary, Toronto, Vancouver, Montreal, Edmonton, e outras cidades canadenses.

O cemitério de Fokker 28

Foto via Google Maps

O Aeroporto de Saskatoon possui uma particularidade que não é encontrada em nenhum outro aeroporto do mundo: um cemitério de Fokker 28s. Para entendermos como todos eles foram parar lá, vamos voltar para 1966.

Nesse ano, o empresário Walter Ross fundou a companhia Lethbridge Air Service, baseada na cidade de Lethbridge no estado de Aberta. Na década de 70, a empresa passou a se chamar Time Airways e depois Time Air. Com o passar dos anos, a companhia se tornou a maior empresa aérea regional do Canadá, operando aeronaves como o Short SD-300, Dash 7 e também o Dash 8 Q300.

Em 1987, a Time Air adquiriu a companhia Norcanair, que contava com base em Saskatoon e tinha dois Fokker 28-1000 em sua frota. Essas foram as primeiras aeronaves a jato da aérea de Lethbridge e a partir daí, o F28 foi bem aderido pela Time Air, que se tornou a maior operadora do modelo no país e também do mundo (naquele período), chegando a ter 38 ativos em sua frota.

No começo da década de 90, a companhia foi adquirida pela Canadian Airlines, que naquela época era a segunda maior companhia aérea no Canadá. Após a aquisição o nome Time Air deixou de existir e passou a ser Canadian Regional, ampliando assim de forma considerável a rede de voos regionais da Canadian Airlines e alimentando os voos da companhia em seus principais hubs.

Companhias como a Air Ontario, Inter-Canadien e Air Atlantic também se juntaram à Canadian Regional, que em 2001 passou a se chamar Air Canada Regional, após a aquisição da Canadian Airlines pela Air Canada. Juntas, as aéreas passaram a ser a maior aérea do Canadá.


LEIA TAMBÉM:


Em 2002, mais trocas de nomes aconteceram: a Air Canada Regional se transformou em Air Canada Jazz. Durante o período de transição, alguns Fokker 28 receberam a pintura híbrida da Air Canada e da Canadian Regional. A companhia tinha intenção de mantê-los ativos até 2010, uma vez que a operação deles não era cara e a Air Canada havia pago por eles quando adquiriu a Canadian. No entanto, os planos mudaram após uma oferta atrativa de jatos CRJs da Bombardier. Muitos dos F28s continuaram voando pela Jazz até 2002, quando foram oficialmente aposentados.

Após deixarem de voar, a maioria dos Fokker 28s da Jazz seguiu para o Aeroporto de Saskatoon por um motivo: lá era a base de manutenção deles desde os tempos da Norcanair. A intenção inicial era reformar os pequenos Fokkers e vendê-los para outras empresas aéreas regionais. Alguns deles conseguiram uma segunda casa em outra empresa aérea canadense, a Canadian North e também na peruana Aero Continente. No entanto, a Air Canada não conseguiu se desfazer de todos por já não serem mais tão atrativos no mercado em meio a jatos mais modernos e econômicos. Apenas componentes dos Fokkers restantes, como por exemplo os motores, foram vendidos.

Sendo assim, vários Fokker 28s ficaram por Saskatoon e, além de não serem mais economicamente atrativos, a Rolls Royce havia parado de oferecer o suporte aos motores Spey, que eram utilizados nos modelos.

Estacionados desde 2002 por lá, a frota de Fokker 28s de Saskatoon diminuiu pouco ao longo dos anos, com apenas alguns deles sendo totalmente desmontados.

Aeroporto de Saskatoon e seus Fokkers hoje

Atualmente, 21 “Fokkerzinhos” ainda continuam no Aeroporto de Saskatoon. Um deles, o C-FTAV (apelidado de “TAV”), terá um futuro diferente de seus irmãos. Produzido em 1976, esse F28-1000 foi entregue primeiramente à Garuda Indonesia e antes de chegar no Canadá voou na americana Piedmont Airlines. O C-FTAV recebeu uma atraente pintura bare-metal para comemorar os 25 anos da Time Air e posteriormente foi um dos Fokkers a receber a pintura híbrida da Air Canada Regional.

C-FTAV

A Time Air Historical Society tem trabalhado nele para preservá-lo e levá-lo até Lethbridge, onde a sociedade tem a intenção de criar um museu para honrar a história da aviação do estado de Alberta e o “TAV” ficaria exposto lá. A bimotor ainda continua em Saskatoon.

Clicando nesse link você pode doar para ajudar no projeto de restauração do Fokker: Campanha de arrecadação de fundos de Rik Barry: Bringing C-FTAV home (gofundme.com)

O futuro dos demais Fokker 28s de Saskatoon ainda é incerto, mas tudo indica que continuarão por lá.

Você já tinha ouvido falar desse aeroporto?

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?