Aeroporto Santos Dumont recebe certificação de redução de carbono pela ACI

A Infraero obteve a Certificação no programa ACI Airport Carbon Accreditation (ACA) para o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, em cerimônia realizada em São Paulo. A Certificação é concedida pelo Conselho Internacional de Aeroportos para América Latina e Caribe (ACI-LAC) e é a única certificação de gestão de emissões de carbono específica para aeroportos no mundo que avalia e reconhece, de forma independente, os esforços dos terminais para gerenciar e reduzir suas emissões.

O programa possui quatro níveis de certificação: Mapeamento (1), Redução (2), Otimização(3)/Neutralidade(3+) e Transformação(4)/Transição(4+), que buscam acompanhar os aeroportos em diferentes etapas no caminho para uma gestão integral de suas emissões de carbono. Os aeroportos podem participar voluntariamente da certificação, desde que haja o comprometimento em estabelecer metas e ações de redução de gases de efeito estufa.

O Aeroporto Santos Dumont está no 1º nível, que é o de Mapeamento, onde são realizadas a identificação de fontes e a quantificação das emissões para que seja possível estabelecer ações e medidas de mitigação. O objetivo é ir evoluindo esses processos e avançando os níveis estabelecidos. Para o superintendente de Meio Ambiente, Fued Abrão, essa conquista demonstra o compromisso da Infraero com a adoção de ações efetivas em prol da mitigação das mudanças climáticas e o seu alinhamento com as boas práticas do setor.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn