Canadá retira todas as restrições sanitárias de voos internacionais

O Canadá vai retirar em 1º de outubro todas as restrições de viagens relacionadas à covid-19, mais de dois anos e meio desde o início da pandemia global. O governo canadense anunciou hoje (26/9) que também irá retirar a obrigatoriedade de máscaras no transporte público e eliminar a vacinação, e o fim de testes e quarentena para os que chegam ao país.
A remoção das exigências foi facilitada por vários fatores, incluindo a modelagem que indica que o pior da pandemia no país já passou. O governo também cita as altas taxas de vacinação, as menores taxas de hospitalização e de mortalidade.
“Sempre mantivemos as medidas nas fronteiras e nos modais de transporte, e prometemos ajustá-las conforme a situação mudasse. Chegamos ao ponto que podemos suspender com segurança as medidas sanitárias”, afirma Jean-Yves Duclos, ministro da Saúde.
As companhias aéreas canadenses eram as que mais pressionavam o governo para retirar as restrições. Dezenas de países, incluindo muitas nações europeias, já suspenderam as restrições da pandemia. Países que ainda mantêm certas obrigatoriedades, como Austrália, Alemanha e Nova Zelândia, indicaram que em breve abandonarão o uso de máscaras nas viagens aéreas.