Unidade integra um conjunto de ações que são parte de um movimento de reestruturação organizacional, em busca de um novo posicionamento de mercado e da sustentabilidade da estatal
A Infraero foi a única estatal premiada no 22º Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em Brasília. A empresa venceu na categoria de “Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Federal”, na modalidade Práticas Inovadoras. A categoria premiou as iniciativas que trazem novos serviços ou aprimoram os serviços públicos existentes. A iniciativa da Infraero venceu outras 30 finalistas desta edição do concurso e a cerimônia de premiação deverá ocorrer durante a IV Semana de Inovação, em novembro deste ano, na capital federal. O centro de serviços compartilhados integra um conjunto de ações que são parte de um movimento de reestruturação organizacional, em busca de um novo posicionamento de mercado e da sustentabilidade da Infraero. Ele promove uma concentração dos serviços de apoio ao negócio, tanto técnicos quanto administrativos, em uma única localidade, com o objetivo de compartilhá-los entre as unidades de negócios da empresa. Assim, é possível eliminar duplicidades existentes nas áreas funcionais da organização, diminuir custos, ganhar em produtividade e em qualidade dos serviços prestados aos clientes internos e externos, além de reduzir a burocracia e, portanto, melhorar o tempo de resposta para decisões importantes da empresa, entre outros benefícios. Sendo a Infraero uma empresa com serviços de Norte a Sul do Brasil, na prática, os processos de prestação de serviço entre as regiões eram, muitas vezes, destoantes uns dos outros, ou seja, sem a devida padronização. Ao centralizar esses procedimentos e implementar seu centro de serviços compartilhados, a Infraero, além de gerar uma economia média anual de R$ 28 milhões, está caminhando na execução de seu plano estratégico, em busca de sua sustentabilidade financeira e socioambiental, tornando-se uma empresa mais moderna e atrativa perante o mercado, bem como elevando sua marca perante todas as partes interessadas em seu negócio.