Até o final de novembro, a LATAM vai instalar o serviço de Despacho de Bagagem Express em mais 6 aeroportos brasileiros: Belo Horizonte/Confins, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Florianópolis e Vitória. A tecnologia permite ao cliente despachar a sua bagagem de forma autônoma e reduz em até 50% o seu tempo nas filas de atendimento do aeroporto. A mesma facilidade já está disponível nos aeroportos de Brasília (o primeiro a receber a inovação, em 2019), Rio de Janeiro/Galeão, São Paulo/Guarulhos e Salvador. O despacho de bagagem express funciona em terminais de autoatendimento, em que o passageiro imprime a etiqueta com os seus dados e fixa em sua bagagem e, ao se dirigir ao balcão de entrega de bagagem express, realiza a pesagem e o escaneamento do cartão de embarque e da etiqueta. Caso a bagagem esteja dentro do limite de 23 quilos, a esteira leva a bagagem para o despacho no avião.

“Hoje, 40% dos despachos de bagagem já são feitos desta forma nos quatro aeroportos onde iniciamos o serviço no Brasil, e vemos potencial para chegar a 60%. Por trás destes números, estamos facilitando as viagens e permitindo que mais passageiros sejam donos da sua jornada. E esse é um dos fatores que já fizeram a satisfação dos clientes melhorar em relação ao tempo de espera em fila”, explicaMauro Peneda, diretor de Aeroportos da LATAM Brasil