London City Airport é o primeiro grande aeroporto do mundo a ser controlado por uma torre remota

  • Aeroportos
  • Notícias
  • London City Airport é o primeiro grande aeroporto do mundo a ser controlado por uma torre remota

 

A tecnologia de operação da torre de controle remoto terá um grande impulso depois que o Aeroporto da Cidade de Londres se tornar o primeiro grande aeroporto do mundo a ser controlado remotamente.

Até agora, torres remotas foram desenvolvidas principalmente em países nórdicos ou asiáticos para atender aeroportos com pouco tráfego, mas com mais de 80 mil operações aéreas por ano e movimentação de mais de 5 milhões de passageiros, o London City Airport joga em outra categoria. Ainda mais considerando a complexidade do espaço aéreo sobre a área de Londres, que inclui centros como Heathrow e Gatwick.

Nem todas as torres digitais são utilizadas para controlar completamente o tráfego aéreo em aeroportos como London City, os outros ainda têm serviços diferentes presencialmente, sendo neste caso o primeiro aeroporto com tal relevância a ter uma operação 100% remota. A partir de agora, todo o movimento será controlado a partir do centro de controle de tráfego aéreo NATS em Swanwick, Hampshire, a 115 quilômetros do aeroporto, usando uma ´realidade aprimorada´ apoiada por uma torre digital de 50 metros de altura.

Juliet Kennedy, Diretora de Operações NATS, disse que “a tecnologia de torre digital quebra um modelo que permaneceu praticamente inalterado por 100 anos, permitindo-nos gerenciar aeronaves com segurança de quase qualquer lugar, ao mesmo tempo fornecendo aos nossos controladores novos e valiosos ferramentas que seriam impossíveis em uma torre de controle tradicional. "

A Saab UK, empresa fornecedora do sistema, destacou o marco que representa a instalação dessa tecnologia em um aeroporto como o London City

Foto: London City Airport

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn