Mais um Aeroporto na China, e mais uma vez no mar

 

A China tem sido destaque nos últimos anos pela grande quantidade de (grandes) aeroportos que tem construído no seu vasto território, mas agora anunciou mais um aeroporto no mar, que não será apenas mais um: deverá ser o maior do mundo.

O aeroporto offshore deverá ser construído na cidade portuária de Dalian, no norte do país e será conhecido como Aeroporto Internacional Dalian Jinzhouwan, com capacidade para 43 milhões de passageiros por ano.

O aeroporto de Hong Kong também foi construído no mar, porém o aterro da nova obra terá o dobro do tamanho, com pouco mais de 20 km2.

O atual aeroporto da cidade de Dalian – Zhoushuizi International Airport – vem sofrendo uma queda em termos de volume de passageiros e carga desde 2013. Em 2020, ele era o 40º principal aeroporto chinês. No ano passado, 8,6 milhões de passageiros transitaram por lá, o que significou uma queda de 57,2% em relação a 2019. O volume de carga também caiu 29,1% de 2019 para 122.951 toneladas métricas em 2020.

A obsessão da China pela aviação e, principalmente, pelos aeroportos já é bem conhecida. Em 2019 inaugurou um mega aeroporto em Pequim. Com o nome de Beijing Daxing, ele foi planejado para “desafogar” o outro aeroporto da capital. Ele tem uma área útil de 700.000 m², o equivalente a quase 100 campos de futebol e quatro pistas.

Foto: Divulgação

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn