Huawei

Empresa participou de fórum na China e mostrou que tecnologias como 5G e Inteligência Artificial já são realidade em aeroporto do país

O Fórum de Desenvolvimento da Aviação Civil da China de 2019, realizado este mês em Pequim, contou com a presença de mais de 400 representantes de todo o mundo, que trocaram ideias sobre o tema Aviação Inteligente – Desenvolvimento de Alta Qualidade em uma Nova Revolução Científica, Tecnológica e Industrial. Durante o evento, a empresa Huawei e seus parceiros no setor de aviação civil focaram nos requisitos eficiência, segurança e serviço do desenvolvimento da indústria na China e apresentaram soluções para aeroportos, companhias aéreas e controle de tráfego aéreo. A infraestrutura de TIC desempenha um papel importante no processo de transformação digital da aviação civil, portanto, conseguir conectividade onipresente entre passageiros e todo o ecossistema dos aeroportos é o primeiro passo para habilitar os terminais digitais. Tecnologias de ponta, como 5G e Wi-Fi 6, são utilizadas pela Huawei para construir um aeroporto totalmente conectado que interligue pessoas, veículos e aeronaves. Recentemente, a empresa ajudou o Aeroporto de Shenzhen a construir uma estação base de demonstração 5G em seu terminal, que foi integrado com vídeo + Inteligência Artificial para implementar transmissões ao vivo em 4K HD de aeronaves decolando e pousando e passageiros chegando ao aeroporto. Em 2018, o terminal recebeu aproximadamente 50 milhões de passageiros. O rápido desenvolvimento dos negócios, a crescente popularidade das viagens aéreas e a demanda por serviços diversificados representaram novos desafios para a gestão operacional, o que levou o terminal de Shenzhen a assinar com a Huawei um projeto de inovação para construção do Aeroporto Inteligente. Os serviços oferecidos envolvem redes básicas, computação em nuvem, data centers e IoT. Isso significa que são realizados serviços como check-in de autoatendimento, desembarque de bagagem self-service, verificações de segurança, reconhecimento biométrico, gerenciamento de filas e Wi-Fi Inteligente de Alta Densidade. Com as soluções tecnológicas, é possível relatar mais de 30% dos riscos de segurança identificados através de uma plataforma digital, além de tempo de resposta mais curto da aeronave (um minuto encurtado no tempo de taxiamento da aeronave e 85% de taxa de liberação no prazo), redução de 15% nos tempos de espera dos passageiros e mais de 30% de taxa de devolução de bagagem self-service. Para otimizar a alocação de recursos, melhorar a eficiência e coordenar o gerenciamento, a indústria da aviação está integrando o mundo físico ao digital. Nesse caso, a IA desempenhará um papel importante na alocação de recursos do aeroporto, no agendamento da equipe de terra e na previsão de atrasos de voo.