45 anos do primeiro voo comercial do Concorde

 

45 anos se passaram desde que o Concorde realizou seu primeiro voo comercial. As duas operadoras do jato supersônico, British Airways e Air France, lançaram o serviço simultaneamente de Londres e Paris, respectivamente, em 21 de janeiro de 1976.

Uma passagem só de ida para o voo inaugural do Concorde da British Airways de Londres para Bahrein custava US$ 3.581 de hoje.

O G-BOAA da British Airways e o F-BVFA da Air France decolaram às 11h40 UTC daquela manhã de inverno. A aeronave insígnia do Reino Unido foi comumente visto em operações transatlânticas ao longo dos anos. No entanto, o primeiro vôo teve uma abordagem diferente. Ele voou em uma rota para o Bahrein. Enquanto isso, a companhia aérea nacional da França voou para o Rio de Janeiro com uma escala em Dakar ao longo do caminho.

Os voos simultâneos da British Airways e da Air France foram um símbolo da colaboração entre as companhias aéreas e seus respectivos países com o projeto Concorde. O tipo protótipo havia realizado seu primeiro voo geral pouco menos de sete anos antes, e os responsáveis ​​pelo programa trabalharam intensamente para colocá-lo em serviço.

Foto: Air France

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn