90 anos atrás o Brasil ganhava asas…

Jornalista Carlos Bighetti lança campanha para levantar fundos e fazer documentário contando a trajetória de sucesso da Varig

Em 7 de maio de 2017, a Varig comemoraria 90 anos se ainda estivesse em operação. E essa data não pode e não vai passar em branco. É o que promete o jornalista Carlos Bighetti. Para celebrar em grande estilo, ele lançou uma campanha para levantar fundos e vai fazer um documentário contando a trajetória de sucesso da Viação Aérea Rio-Grandense S.A., ícone da aviação mundial. Pioneirismo, excelência e prestígio, dentro e fora do Brasil, foram as marcas da nossa primeira companhia aérea. A VARIG desafiou o conceito tradicional de “empresa”. Prova disso era o amor e o zelo que os funcionários tinham por ela, que transformou as perspectivas de vida deles. Com “jingles” e campanhas publicitárias inesquecíveis, a companhia entrou para a história da publicidade nacional e se fixou na memória afetiva do brasileiro, mesmo numa época em que viajar de avião era um hábito restrito apenas a quem tinha muito dinheiro. O documentário será ilustrado com belíssimas imagens de época, resgatadas de filmes antigos da empresa e de terceiros. São imagens de vários departamentos da Varig, como manutenção, telecomunicações, escola de comissários de bordo, simuladores de voo, escola de pilotos, centrais de emissão de passagens, lojas, guichês de check-in em aeroportos, pátio de aeronaves, nas décadas de 1940, 1960 e 1980. São cerca de três horas de filmes, imagens em movimento, nunca vistas pelo grande público. Além de material de vídeos internos oficiais de treinamento dos anos 1990 e 2000, bem como imagens jornalísticas de reportagens de emissoras de TV, em processo de licenciamento. Ou seja, é preciso pagar para usá-las, de R$ 1.500 a R$ 5.000 o minuto! Mas toda a existência da Varig está registrada nessas imagens que, costuradas pelos depoimentos, irão compor o mais completo documentário já feito sobre a companhia. A edição será dinâmica, permeada por entrevistas com ex-funcionários, especialistas em aviação e personalidades, alternadas com música, momentos de ação, suspense, humor, um thriller, uma montanha-russa de emoções, mas sempre com o rigor jornalístico. Para cada doação, há uma recompensa. Um site chamado Kickante.com.br organiza a campanha de financiamento coletivo. O formato de arrecadação é uma tendência mundial alternativa às burocráticas leis de incentivo audiovisuais nacionais. São inúmeros entraves que colocam fora do jogo os produtores independentes. As contribuições começam em R$ 20 e podem ser efetuadas em boleto bancário ou cartão de crédito, parceláveis em até 6x. Para o projeto decolar, são necessários R$ 88 mil. O link para a campanha é: www.kickante.com.br/varig Foto: Paulo Berger

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn