Aeroportos brasileiros terão meta de qualidade

Operadores se comprometem a aumentar nota de terminais em pesquisa de satisfação realizada trimestralmente pela SAC

Operadores de 15 grandes aeroportos brasileiros comprometeram-se pela primeira vez com metas de qualidade de atendimento aos passageiros. O compromisso, firmado entre Infraero, concessionários e Secretaria de Aviação Civil, foi apresentado à Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias.
O acordo prevê que o indicador de satisfação geral dos usuários com o aeroporto esteja acima de 4, numa escala de 1 a 5, em todos os terminais pesquisados. Hoje a média geral desse indicador é 3,75, segundo pesquisa publicada pela SAC no 2° trimestre de 2014. Por enquanto não há sanções para descumprimento da meta. No entanto, a SAC estuda usar os indicadores para criar um sistema de avaliação no qual os aeroportos possam ser cobrados por seus próprios clientes. Uma análise dos relatórios trimestrais que consultam os passageiros sobre 46 indicadores individuais e sua satisfação geral mostrou que a avaliação pode ser melhorada substancialmente se os administradores aeroportuários intervierem em poucos quesitos que definem a impressão geral que o viajante terá do aeroporto. Os indicadores mais correlacionados com a satisfação geral do passageiro são: limpeza geral, conforto acústico, conforto térmico, conforto no embarque, disponibilidade de assentos no embarque, disponibilidade e limpeza dos banheiros. Mais informações no portal www.aviacaocivil.gov.br.

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