Air Europa divulga bons indicadores financeiros e foca na América Latina

A Air Europa entra no último bimestre do ano com uma notável recuperação financeira e operacional. A companhia finalizará o segundo semestre com resultados positivos tanto no que se refere às vendas de passagens como nos principais indicadores de operação. Isso inclui ofertas disponíveis, número de passageiros e ocupação dos voos. A previsão é fechar a segunda metade de 2022 com receitas superiores a 1,2 bilhão de euros e um lucro de 160 milhões de euros.

A projeção se fundamentam nos resultados obtidos no terceiro trimestre deste ano, que ocasionaram um lucro superior a 87 milhões de euros. Sendo assim, o dado indica um crescimento de 237% na comparação com o mesmo período do ano anterior e 27% a mais do que em 2019, ainda no período pré-pandemia. As perspectivas para o quarto trimestre são igualmente positivas, com uma estimativa para a companhia lucrar quatro vezes mais do que 2021.

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Papel estratégico no hub de Madrid-Barajas

Os bons indicadores obtidos ao longo do ano se refletiram tanto no aumento de assento como no crescimento do número de passageiros e ocupação. Isso se concretiza principalmente nas operações realizadas partindo do hub estratégico do Aeroporto de Madrid-Barajas. Apenas nesse local, estima-se que a empresa dobre o faturamento previsto para o segundo semestre na comparação a 2021. O comportamento da demanda e as estratégias comerciais traçadas levaram a taxa de ocupação da companhia a ficar em torno de 85% desde julho, 11% a mais do que o segundo semestre de 2021 e 1% a mais que 2019.

Projeção de futuro

Embora o contexto de mercado requeira cautela por conta da alta da inflação, do aumento dos preços dos combustíveis, da paridade entre o euro e o dólar e do conflito na Ucrânia, a Air Europa mantém uma perspectiva positiva para 2023. Para o próximo ano, a companhia espera continuar assumindo um compromisso com a sustentabilidade, eficiência e rentabilidade das operações.

Também em 2023, a companhia completará seu plano de unificação de frota graças ao acordo estratégico firmado recentemente com a Boeing. Isso significará o uso exclusivo de modelos do fabricante. Os acordos com dois dos mais importantes locadores do mercado, AerCap e Avolon, permitirão a incorporação de novos Boeing 787 Dreamliner e 737 MAX. Este começará a voar a partir de 2024 e fará da Air Europa a primeira empresa espanhola a operar a aeronave, considerada a mais avançada para voos de curta e média distâncias.

Por fim, a companhia também planeja aumentar as frequências em algumas rotas mais importantes e reforçará a operação em destinos internacionais como Assunção, Córdoba, Medellín e Panamá. Da mesma forma, a empresa analisa a abertura de novos destinos no Chile, México, Costa Rica e países escandinavos. Neste ano, a Air Europa recuperou rotas e voltou a voar para 23 destinos na América e 33 na Espanha e restante da Europa, com cinco novos Dreamliners e outros seis  Boeings 737.

(Foto: Flávio Marcos de Souza)

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