Aviação mostra bons resultados no atendimento ao consumidor

Apenas um de cada 11,5 mil passageiros transportados manifestou algum tipo de insatisfação com o serviço prestado

Ao longo de 2014, apenas um de cada 11,5 mil passageiros transportados manifestou algum tipo de insatisfação com o serviço prestado pelas companhias associadas à ABEAR. No total foram 8.640 manifestações de consumidores registradas nos Procons de todo o Brasil. No mesmo período, o volume de viagens domésticas e internacionais realizadas pelas empresas superou 100 milhões. Os dados fazem parte de boletim recentemente divulgado pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que integra processos e procedimentos relativos ao atendimento de consumidores nos Procons. Por esse levantamento, do total de notificações, em média 70% delas foram resolvidas entre as partes por acordo, sem a necessidade de se instaurar uma ação para o caso. O relatório levanta, ainda, um ranking com as vinte empresas que registraram mais reclamações durante o ano. Por conta do baixo número, as empresas aéreas não aparecem nesse recorte. Como são variados os canais pelos quais os consumidores podem registrar suas insatisfações, os números positivos do Sindec, quando vistos de forma contextualizada, são reforçados quando comparados a outros levantamentos. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), por exemplo, também faz um levantamento das manifestações recebidas por seu canal de atendimento aos consumidores, contemplando todas as companhias, inclusive internacionais. De acordo com os dados, em 2010 havia uma manifestação para cada dois mil passageiros transportados e hoje há uma para cada 10 mil passageiros transportados. Ou seja, em patamar bastante próximo do registrados pelo Sindec. Mais informações no portal www.abear.com.br.

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