Azul recebe seu primeiro jato Embraer E195-E2

Empresa brasileira é a operadora de lançamento global da maior versão da nova Família de E-Jets

A fabricante brasileira Embraer entregou o primeiro jato E195-E2 para a companhia de leasing AerCap, que por sua vez repassou modelo para a companhia aérea Azul, em cerimônia em sua sede em São José dos Campos/SP. A empresa brasileira é a operadora de lançamento global da maior versão da nova Família de E-Jets E2, tendo encomendado 51 aviões do tipo e recebendo outras cinco unidades ainda em 2019. A Azul utilizará o jato na configuração de classe única com 136 assentos, em várias rotas domésticas e internacionais. O E195-E2 recebeu em abril deste ano o certificado de tipo de três órgãos regulatórios e testes em voo confirmaram que a aeronave é ainda melhor do que a especificação original. O consumo de combustível é 1,4% menor do que o esperado, chegando a 25,4% de economia por assento comparado com o E195 da primeira geração. Já os custos de manutenção são 20% menores e o E195-E2 é a aeronave mais ambientalmente amigável da categoria, operando com o menor nível de emissões e de ruído externo. A margem cumulativa para o limite de ruído ICAO Stage IV varia de 19 a 20 EPNdB, 4.0 EPNdB menor do que seu concorrente direto. Assim como o E190-E2, a variante também possui os intervalos de manutenção mais longos no mercado de aeronaves com corredor único, com 10 mil horas de voo para atividades básicas de manutenção e sem limite de calendário para operações típicas do E-Jet. Isso significa 15 dias a mais para a utilização da aeronave em um período de dez anos, comparado à atual geração de E-Jets. O E195-E2 apresenta novos motores de alto desempenho, asas novas, fly-by-wire completo e um novo trem de pouso. Em comparação com a primeira geração do E195, 75% dos sistemas da aeronave são novos. O E195-E2 tem três fileiras adicionais de assentos. A cabine pode ser configurada com 120 assentos em duas classes ou até 146 em classe única. A Embraer e a Azul também assinaram um contrato de longo prazo para um programa de suporte de peças reparáveis à nova frota de jatos. 

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