Com a compra da Air Europa, Iberia fortalecerá sua presença na América Latina

 

A presença de companhias aéreas espanholas na América Latina já é bem forte. Antes da pandemia, a Air Europa voava para 22 cidades em 14 países latino-americanos e a Iberia para 20 cidades de 16 países.

O cordo, previsto para ser concluído no segundo semestre de 2021 (IAG só pagará os € 500 milhões em 2026), será ótimo para a posição da IAG na América Latina, especialmente porque perdeu a chance de formar uma joint venture com American Airlines e LATAM em maio de 2019.

Antes da pandemia, as transportadoras europeias respondiam por 75,5% da capacidade do mercado latino-americano. Apenas algumas companhias aéreas latino-americanas, como Aeromexico, LATAM, Avianca, Aerolíneas Argentinas e Azul operam voos transcontinentais para a Europa, .

Iberia operava até 300 voos semanais para a América Latina antes da pandemia COVID-19 e espera retornar a esses níveis no futuro. Em 2021, a Iberia comemora 75 anos de história conectando a América Latina e a Europa. A aérea operou seu primeiro voo entre Madrid e Buenos Aires em 22 de setembro de 1946 e não olhou para trás desde então. Iberia é a companhia aérea especialista em rotas latino-americanas para a Europa.

A IAG espera construir um hub continental no Aeroporto Internacional Madrid-Barajas, competindo diretamente com outros aeroportos europeus.

Se considerarmos as capacidades de assentos pré-pandêmica, uma vez concluída a aquisição da Air Europa, a Península Ibérica deve ter pelo menos 25% de participação de mercado, colocando-se à frente da Air France-KLM, que tinha a maior participação de capacidade combinada antes da COVID.

A Península Ibérica se beneficiará da vantagem geográfica do hub de Madrid e da barreira lingüística enfrentada por outros concorrentes. Além disso, a aquisição da Air Europa irá aprimorar o mapa de rotas da Iberia na Europa, uma grande vantagem para os viajantes latino-americanos. 

Foto: Iberia

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn