O grupo LATAM acaba de atingir a marca de 100 aeronaves Airbus A320 e A321 com as cabines totalmente reformuladas na LATAM MRO, em São Carlos (SP). Somente no caso da LATAM Brasil, já foram reformulados os interiores de 50 aeronaves. Até 2023, passarão pelo mesmo processo de retrofit mais 86 aviões, sendo 44 da LATAM Brasil e 42 de outras afiliadas do grupo.

O projeto, retomado em julho de 2021, envolve a desmontagem completa da cabine da aeronave, troca de todas as poltronas, do lavatório e da galley (cozinha do avião), além de reforços estruturais necessários para a nova configuração interna. É também instalado um sistema chamado “in seat power”, que garante um ponto de alimentação de energia elétrica para cada poltrona da aeronave, além de um sistema chamado “direct view”, que consiste em uma câmera de monitoramento da cabine durante pousos e decolagens, garantindo máxima segurança.

“O avanço do processo de retrofit da LATAM é um reflexo da eficiência e excelência da LATAM MRO em São Carlos e as mudanças em nossas aeronaves vão beneficiar diretamente a experiência de voo dos nossos clientes, que cada vez mais embarcam em aeronaves com cabines mais modernas, agradáveis, seguras, confortáveis e tecnológicas”, explica Sebastian Acuto, diretor de Frota e Projetos do LATAM Airlines Group.

Em função da troca de todas as poltronas, as aeronaves Airbus A320 ficam com nova configuração, comportando 180 assentos (24 em classe Premium Economy e 156 em Economy, em média). Já os Airbus A321 assumem nova configuração de 224 assentos (30 em classe Premium Economy e 194 em Economy, em média).