Latam inicia voos domésticos com o Boeing 787-9

Primeira companhia aérea a operar voos com o Boeing 787-9 Dreamliner no Brasil, a LATAM Brasil realizou no último sábado o voo inaugural comercial da aeronave em rota doméstica entre São Paulo/Guarulhos e Manaus. A decolagem aconteceu às 7h55 e a aterrissagem às 10h14 (horário local). Já o primeiro voo comercial internacional está previsto para a segunda quinzena de dezembro na rota São Paulo/Guarulhos – Madri.

Após cumprir com êxito várias etapas de avaliação operacional, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) chancelou a companhia na quarta-feira (20) para operar o B787-9 em rotas nacionais e internacionais. Além dos voos de certificação, a LATAM Brasil também realizou os exercícios obrigatórios como parte do processo de validação exigido pelo órgão regulador.

O Boeing 787 Dreamliner vem somar à estratégia de eficiência operacional da companhia em três frentes: frota, pessoas e sustentabilidade.  Na primeira, está relacionada à concentração em uma única família de aeronaves – no caso a Boeing com os modelos 767, 777 e 787 – para voos internacionais de longa distância.

Na frente de pessoas, a eficiência do novo modelo também garante melhor aproveitamento de recursos humanos da companhia. Como consequência de ter uma frota única de wide-bodies, a LATAM poderá aproveitar 200 tripulantes técnicos e 900 de cabine do Boeing 777 para operação do 787-9 Dreamliner. Como os modelos são equivalentes, esses profissionais precisaram apenas realizar um treinamento curto e específico para concluir a capacitação. E para a manutenção, a companhia já conta com 60 mecânicos habilitados para esse modelo.

Por fim, no quesito sustentabilidade, a tecnologia avançada do 787-9 Dreamliner reduz em 25% o consumo de combustível e o nível de emissão de CO2, além de proporcionar 50% de diminuição no padrão de ruídos sonoros

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn