Nova York-Londres em uma hora?

 

Nova York para Londres em uma hora? Sydney para Londres em quatro horas? Pode parecer ficção científica, mas a Agência Espacial do Reino Unido acredita que é possível. A agência governamental tem se unido a empresas privadas para explorar novos territórios no espaço de baixa órbita e viagens hipersônicas. Uma dessas empresas parceiras está desenvolvendo um motor que a Agência Espacial do Reino Unido acredita que pode transformar uma viagem de um dia da Austrália para Londres.

Dois anos atrás, a Agência Espacial do Reino Unido lançou a ideia de viagens hipersônicas depois que uma colaboração com a Reaction Engines, sediada em Oxford, produziu resultados promissores. A Reaction Engines está trabalhando em um sistema de propulsão chamado SABRE, que eles descrevem como um "motor de foguete que respira ar que pode impulsionar uma aeronave de zero a cinco vezes a velocidade do som na atmosfera". A Reaction Engines afirma que tem potencial para redefinir as viagens.

“Quando tivermos concretizado o motor de foguete SABRE, isso poderá nos permitir chegar à Austrália em talvez apenas quatro horas”, disse Graham Turner da Agência Espacial do Reino Unido em uma conferência em 2019.

Na época, os motores de reação e a Agência Espacial do Reino Unido estavam celebrando testes de pré-resfriamento bem-sucedidos. O pré-resfriador SABRE da Reaction funciona bem para velocidades de até Mach 3.3. Isso é muito mais rápido do que os antigos Concorde.

A Agência Espacial do Reino Unido e a Reaction Engines unem-se a uma linha de empresas inteligentes que desenvolvem motores supersônicos e hipersônicos com aplicações em aeronaves comerciais.

Todos eles parecem promissores, e a maioria tem muitos fundos por trás deles. Isso significa interesse e um grau de confiança no potencial de viagens supersônicas e hipersônicas. Mas mesmo que qualquer uma dessas empresas consiga colocar um avião no ar, ainda há um longo caminho a percorrer antes que os passageiros comecem a pagar para voar nelas.

Isso sugere que levará oito horas para voar de Nova York a Londres e 21 horas exaustivas para voar de Sydney a Londres por um bom tempo ainda.

Foto: Divulgação

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn