O primeiro protótipo do russo Irkut MC-21 sai da pista durante um teste

 

Um dos motivos que leva não menos de um ano para certificar uma nova aeronave comercial é a quantidade de testes que devem ser realizados para verificar se todos os sistemas e equipamentos, bem como os procedimentos estabelecidos para seu correto funcionamento e segurança.

Mas às vezes nem tudo funciona perfeitamente. O primeiro protótipo do MC-21, a aeronave em desenvolvimento que pretende competir com o Airbus A320 e o Boeing 737, acabou no meio da neve, fora da pista, quando os sistemas de frenagem não foram ontem (18/01), capazes para detê-lo na pista do Instituto de Pesquisa de Voo Gromov no aeroporto de Zhukovsky, perto de Moscou.

De acordo com informações existentes, a aeronave, com matrícula 73051 e equipada com motores Pratt & Whitney PW1400G, estava realizando um teste de frenagem de emergência em caso de falha do motor na decolagem. Conforme relatado por Irkust, nem a tripulação nem o avião foram danificados no incidente. A Irkust atualmente tem cinco MC-21 em voo. Os quatro primeiros com motores PW1400G, e o quinto, que fez seu primeiro voo no dia 15 de dezembro, com o Aviadvigitel PD-14 de design e fabricação russa.

Foto: Divulgação

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn