Saiba qual é a frota atual da Aerolíneas Argentinas – Março 2023

A companhia nacional da Argentina é também a maior do país, que é nosso vizinho de fronteira. Fundada em 1950, a criação Aerolíneas Argentinas (ARG) foi o resultado da fusão de quatro empresas aéreas argentinas e ainda na década de 50, com sua frota e malha de destinos em plena expansão, recebeu sua primeira aeronave a jato: o Comet 4.

Posteriormente vieram os Caravelles, MD-80s, Boeing 747s, Boeing 737-200s, Boeing 707s, A340-200 e -300, Boeing 727, e outras aeronaves que foram protagonistas na companhia ao longo de sua trajetória.

Com 72 anos de existência, a Aerolíneas Argentinas sempre foi uma figura importante na aviação do país e nas Américas. Hoje com uma frota mais moderna, a empresa segue ampliando as suas conexões pela Argentina, Caribe, Europa, América do Sul, Central e do Norte.

  • Frota

Modelo Quantidade
Embraer 190 26
Boeing 737-700 08
Boeing 737-800 29
Boeing 737-800 BCF 01
Boeing 737 MAX 8 07
Airbus A330-200 08
TOTAL: 79

Com quase 80 aeronaves em atividade, a Aerolíneas Argentinas possui aproximadamente nove vezes mais aviões do que a segunda maior empresa aérea do país: a Flybondi, que conta com doze Boeing 737-800s em operação.


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  • Operações

O Airbus A330-200 é o único modelo widebody (fuselagem larga) que voa atualmente pela Aerolíneas Argentinas. No passado ele dividiu o palco com os Airbus A340s, que deixaram a frota por completo no início de 2020. A empresa utiliza o A330 em diversas operações tanto de longa distância como Buenos Aires-Madri ou Buenos Aires-Miami quanto em voos domésticos, por exemplo, entre Buenos Aires-Puerto Iguazú ou Buenos Aires-Ushuaia.

A frota de Boeing 737s é a espinha dorsal da companhia, com 45 deles ativos, divididos entre as versões -700, -800, -800BCF e MAX 8. Os modelos são escalados em diversos voos internos, como Buenos Aires-Bahía Blanca, Buenos Aires-El Calafate ou Buenos Aires-Bariloche e também em linhas pela América do Sul e Central, como Buenos Aires-Brasília, Buenos Aires-Lima ou Buenos Aires-Punta Cana-Havana, rota onde o Boeing 737 MAX 8 é fixo.

Os Embraer 190 são as menores aeronaves da frota atual da empresa. Eles voavam anteriormente pela Austral, uma subsidiária da Aerolíneas Argentinas que deixou de existir, e agora gradualmente estão recebendo as cores da ARG. Os E190 da Aerolíneas intercalam com os Boeing 737s em algumas rotas e são responsáveis por trajetos de menor demanda. Eles realizam voos como Córdoba-Tucumán, Jujuy-Puerto Iguazú, Bahía Blanca-Mar del Plata ou também Mendoza-Neuquén.

  • Pinturas Especiais

Airbus A330-200: LV-FVH (Pintura Copa do Mundo 2022)

Boeing 737-700: LV-BZA (Skyteam) e LV-GOO (Pintura Retrô)

Embraer 190: LV-FPS (Skyteam)

  • Últimas aeronaves recebidas

Em 2022, a empresa incorporou quatro aeronaves, sendo dois A330-200 (LV-KAN e LV-KAO) e dois Boeing 737 MAX 8 (LV-KEJ e LV-KEI). Neste ano, a Aerolíneas recebeu apenas uma aeronave por enquanto: o Boeing 737-800BCF (cargueiro) LV-CTC, primeiro jato do modelo a fazer parte da frota da companhia.

A empresa ainda não anunciou um substituto para os seus Airbus A330-200, tampouco para os Embraer 190s. Quanto aos Boeing 737NG, eles devem ser gradualmente substituídos pelos Boeing 737 MAX que a aérea de bandeira argentina vêm incorporando.

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