Wideroe se torna elétrica com P-Volt da Tecnam

 A companhia aérea regional escandinava Wideroe comprometeu-se na quinta-feira (11/03) a introduzir a nova aeronave P-Volt totalmente elétrica da Tecnam em serviço comercial em rotas programadas a partir de 2026. A Rolls-Royce Electrical está desenvolvendo um sistema de propulsão para a aeronave de nove passageiros, que é baseado no modelo P2012 da Tecnam .

Tecnam com sede na Itália e a nova divisão de propulsão elétrica da Rolls-Royce anunciaram planos para desenvolver o P-Volt em outubro de 2020. Desde 2018, as empresas têm trabalhado em um programa para converter a aeronave P2010 de quatro lugares em propulsão híbrida-elétrica combinando Rolls- Sistema H3PS de Royce com motores Rotax.

A Rolls-Royce estabeleceu sua divisão elétrica em 2019, após a aquisição do grupo de motores aeronáuticos da Siemens eAircraft. No mesmo ano, a Rolls-Royce e Wideroe iniciaram um projeto de pesquisa conjunto para avaliar as opções para a introdução de aeronaves elétricas.

As curtas distâncias de decolagem e pouso do P-Volt o torna adequado para serviços nos aeroportos muitos pequenos que Wideroe atende em toda a Noruega. Antes da pandemia de Covid, a companhia aérea operava 400 voos diários em 44 aeroportos, com cerca de três quartos das rotas se com menos de 275 km (172 milhas). O governo norueguês está pressionando pela introdução de aeronaves eletrificadas em voos domésticos a partir de 2030 para cumprir seu objetivo de uma redução de 80% nas emissões até 2040.

Wideroe não especificou exatamente quantos aviões P-Volt comprará como o operador de lançamento do programa, mas o presidente-executivo Stein Nilsen indicou que pode começar a receber entregas em 2025. Sua frota atualmente consiste em uma mistura de 40 Bombardier Dash 8 e três Embraer E190-E2. A empresa não disse quantas dessas aeronaves manterá para rotas mais longas e serviços em aeroportos maiores, mas planeja implantar principalmente o P-Volt para voos no norte da Noruega e ao longo da longa costa oeste do país.

Foto: Rolls-Royce

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn