Citation XLS Gen2 é certificado pelo FAA

Representada no Brasil pela Tam Aviação Executiva, a Textron Aviation divulgou hoje que obteve a certificação de tipo da emitido FAA – Federal Aviation Administration  para o jato executivo Cessna Citation XLS Gen2 e dias atrás contemplou a entrega da primeira aeronave a um operador da linha Citation de longa data.  O jato executivo XLS Gen2 é o modelo mais recente da série de jatos executivos Citation 560XL de médio porte, que começou com a introdução do Citation Excel em 1998. Mais de 1.000 560XLs foram entregues nos últimos 25 anos. Proprietários de empresas, proprietários fracionários e operadores de fretamento escolheram consistentemente a série Citation 560XL mais do que qualquer outra aeronave na categoria leve de médio porte.

Dentre as principais novidades Entr XLS Gen2 estão uma nova porta de escada iluminada para ampliar a presença de rampa da aeronave, a adição de uma cortina de entrada para proteção contra intempéries no solo e acústica aprimorada da cabine em voo e iluminação de realce aprimorada e estilo e materiais elegantes em todo o interior. Um novo design de assento pedestal aumenta o conforto do passageiro com controles individuais, novo estilo e acolchoamento opcional, enquanto o sofá dianteiro apresenta um recurso opcional dobrável, que permite que os passageiros acessem mais bagagem durante o voo. O modelo ainda conta um sistema de gerenciamento de cabine sem fio intuitivo de última geração com um monitor de mapa móvel com tela sensível ao toque, carregamento de smartphone sem fio, portas de carregamento USB em cada assento da cabine e alto-falante imersivo Bongiovi opcional ao sistema de som.

A versão XLS Gen2 é impulsionado por dois motores que desenvolve velocidade de até 441 nós (817 km/h) com um alcance máximo de 2.100 milhas náuticas (3.889 km), uma distância de decolagem de 3.600 pés (1.097 metros) e sobe para 45.000 pés (13.716 metros) em 30 minutos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn