Dassault Aviation revela o Falcon 10X

A Dassault Aviation anunciou hoje (06/05) sua mais nova adição à família Falcon, o 10X, com alcance ainda mais longo. O novo avião representa o desafio do construtor de aeronaves francês para a categoria de ultralongo alcance, capaz de voar até 13.900 km a velocidades de até Mach 0,925.

A Dassault acredita que o 10X superará seus dois principais concorrentes dentro da cabine, onde este mais novo avião medirá 2,90 m de largura em comparação com a cabine de 2,48 m do Gulfstream G700 e a do Bombardier Global 7500 que mede 2,44 m de largura. Dois motores Rolls Royce Pearl 10X, com 80,2 kN (18.000 lbf) de empuxo cada, impulsionarão a aeronave.

Iluminada por 32 janelas quase 50% maiores que as do 8X, a fuselagem do 10X é grande o suficiente para acomodar quatro zonas de cabine de igual comprimento, mas os proprietários podem configurar sua cabine para criar um interior verdadeiramente personalizado, incluindo, por exemplo, uma área de jantar / conferência expandida, uma área de entretenimento dedicada com um monitor de tela grande, um banheiro privativo cabine com cama queen-size ou suíte master ampliada com box privativo.

Sempre líder na combinação de tecnologia com desempenho, a Dassault projetou a cabine do 10X para ser a primeira de seu tipo com um único manete de potência para controlar ambos os motores por meio do sistema de controle de voo digital da aeronave. Ambos os assentos da cabine de comando serão totalmente reclináveis em antecipação a um futuro relaxamento das regras para permitir que os pilotos cochilem em suas estações.

Para reduzir a fadiga dos passageiros em voos de mais de 15 horas, a pressurização da cabine do 10X permanecerá a 915 m enquanto voe a uma altitude de 12.500 m (FL410). Ostentando novas asas compostas, o 10X deverá entrar em serviço em 2025 com um preço de US$ 75 milhões. O jato de ultralongo alcance 6X da Dassault fez seu primeiro voo em março de 2021.

 

Foto: Dassault Aviation

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn