Robustez e confiabilidade mantêm os helicópteros VIP russos em alta

Embora tenha uma pequena participação no mercado global de aeronaves executivas, a indústria aeroespacial russa mantém uma importante fortaleza com os helicópteros da série Mi-8/17 configurados para VIP. Operando desde 1965, a plataforma continua em produção com mais de 13.000 cópias construídas até agora, incluindo centenas para uso por empresas e funcionários do governo.

Exportados para mais de 100 países, os helicópteros registraram cerca de 100 milhões de horas de voo e ganharam aclamação mundial por sua robustez, confiabilidade e previsibilidade, os três méritos que certos clientes colocam acima de tudo. Um Hip (codinome OTAN para o Mi-8/17) pode ser muito mais barulhento e trêmulo do que a maioria dos designs modernos, mas seu excelente recorde de voo e aparência clássica prevalecem quando o cliente não quer se arriscar.

Durante a última década, a taxa de produção anual oscilou entre 100 e 200 unidades. Não há estatísticas oficiais disponíveis de quantos helicópteros vêm com um interior de alto conforto. Além disso, a maioria dos clientes dessas aeronaves prefere não ser identificada. Mas a análise de relatórios de fornecedores russos sobre a instalação de interiores VIP em aeronaves verdes e conversões de aeronaves usadas mostra que, em média, há cerca de seis helicópteros VIP / VVIP Mi-8/17 entrando em serviço a cada ano.

Foto: Vladimir Karnozov

 

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