Apresentado o primeiro protótipo do caça coreano KF-21 Boramae

 

A Coreia do Sul nomeou oficialmente o caça KF-X da Korea Aircraft Industries (KAI) como KF-21 Boramae em uma cerimônia de lançamento do primeiro protótipo de aeronave. O evento contou com a presença do presidente sul-coreano Moon Jae In, e também pelo ministro da Defesa da Indonésia, Prabowo Subianto, apesar da incerteza quanto ao status do país do Sudeste Asiático no programa de caça.

O protótipo, número de série. 001, foi apresentado com bandeiras coreanas e indonésias. Durante um show de luzes como parte da cerimônia, KAI também projetou as bandeiras de países clientes em potencial que a empresa está cortejando, incluindo Iraque, Malásia, Peru, Filipinas, Catar, Senegal e ailândia.

Oficialmente, pelo menos, a Coréia continua esperançosa de que a Indonésia continue sendo sua parceira. "Eu acredito que a visita do Ministro Prabowo para a cerimônia de lançamento do KF-X significa o forte compromisso da Indonésia com uma cooperação de defesa bem-sucedida entre os dois países", disse Moon à mídia.

Oito protótipos do KF-21 serão construídos, seis para testes em voo e dois para testes em solo. A produção em série deve começar em 2026. Moon comentou que 40 exemplares devem ter sido produzidos em 2028 e 120 em 2032.

Foto: Korea DAPA

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn