Na terça-feira (21/04), uma equipe da indústria liderada pela Boeing entregou oficialmente uma segunda aeronave de caça F-15EX para a Força Aérea dos EUA antes da exigência do contrato. Resultado de uma colaboração entre a indústria, a Força Aérea dos Estados Unidos e a Guarda Aérea Nacional, o F-15EX é um substituto pronto para o F-15C que inclui a melhor carga útil, alcance e velocidade da classe e um novo infraestrutura digital.

“Passar da adjudicação do contrato à entrega em questão de meses permite que a Força Aérea dos Estados Unidos obtenha uma vantagem inicial nos testes de voo e demonstra nosso compromisso em superar as expectativas”, disse Prat Kumar, vice-presidente da Boeing e gerente do programa F-15. “Junto com aviônicos de última geração e suíte de capacidade de sobrevivência, o novo F-15EX inclui quase 3 milhas de barramento de dados digital de alta velocidade para permitir a arquitetura aberta, que o manterá evoluindo à frente das ameaças por décadas.”

Em julho de 2020, a Força Aérea dos EUA concedeu à Boeing um contrato de Entrega Indefinida / Quantidade Indefinida para até 200 F-15EXs para substituir o invicto, mas envelhecendo F-15C.

Foto: Boeing