Decola nova variante do Seahawk do Japão

 

A Mitsubishi Heavy Industries realizou o primeiro voo do helicóptero militar XSH-60L. O protótipo do SH-60L realizou um teste de pairar de 30 minutos nas instalações da empresa em Komaki-Minami no Aeroporto de Nagoya, onde a versão licenciada do Sikorsky SH-60 Seahawk é feita.

Após os testes iniciais, o XSH-60L será entregue à Agência de Aquisição, Tecnologia e Logística (ATLA) do Ministério da Defesa, que supervisiona as compras e pesquisas militares

Desenvolvido sob um contrato de US$ 63 milhões concedido pela ATLA em novembro de 2015, o SH-60L é a terceira geração de helicópteros antissubmarino / anti-superfície (ASW) para a Força de Autodefesa Marítima do Japão (JMSDF). As diferenças externas do SH-60K atual parecem ser poucas, com as principais atualizações sendo nos sistemas.

O Japão selecionou o Sikorsky Seahawk para substituir o Sikorsky HSS-2 Sea King construído pela Mitsubishi como seu helicóptero ASW na década de 1980. Uma versão do SH-60B foi escolhida, equipada com um sistema de missão japonês. O primeiro de dois protótipos XSH-60J voou em agosto de 1987, e a produção pela Mitsubishi do que foi designado SH-60J atingiu 102 exemplares, o primeiro entrando em serviço em 1991.

Uma segunda geração foi introduzida na década de 2000, com o SH-60K, com sistemas mais modernos, cabine ampliada e novas pás do rotor principal. Até o momento, mais de 70 foram construídos e o tipo continua em produção, embora seja esperado que o SH-60L o substitua na linha de montagem Komaki, com primeiras entregas previstas em 2022. A Mitsubishi também construiu a aeronave de resgate UH-60J e Transporte utilitário UH-60JA sob licença, sendo o último uma versão específica do Japão do UH-60L Black Hawk.

Foto: Mitsubishi Heavy Industries

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn