Embraer KC-390 Millennium é certificado para reabastecimento em voo

O projeto KC-390 Millennium deu mais um salto importante no desenvolvimento e certificação das suas capacidades operacionais. Foram realizados testes de reabastecimento em voo (REVO), utilizando duas aeronaves KC-390. A aeronave que recebeu o combustível foi certificada para realizar a operação de reabastecimento em voo de outra aeronave KC-390.

Após intenso desenvolvimento das leis de controle (fly-by-wire) e da verificação das funcionalidades do sistema de combustível, pilotos e engenheiros de ensaio do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), Organização Militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), realizaram o voo de certificação.

O objetivo foi verificar a versatilidade da aeronave em realizar o processo de reabastecimento em voo, ou seja, desde o seu posicionamento em relação ao avião reabastecedor até o acoplamento da mangueira para realizar a transferência de combustível. Todas as atividades foram supervisionadas por engenheiros do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), responsável pelo processo de certificação.

Foto: Divulgação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn