Frota global AW101 da Leonardo atinge marco de 500.000 horas de voo

 

A frota global do helicóptero  AW101, multifuncional de porte médio-pesado com três motores, ultrapassou mais de meio milhão de horas de voo. Com um operador líder excedendo mais de 7.500 horas em uma única aeronave, cerca de 200 unidades estão em serviço hoje pertencendo a mais de 10 clientes em aproximadamente dez países em todo o mundo. Com aeronaves inclusive na Noruega e Polônia, o alcance global da plataforma se estende desde a América do Norte, Europa, Oriente Médio, África, até a região Ásia-Pacífico. 

A Marinha Real usará seus helicópteros AW101 Merlin Mk2 para vigiar a próxima implantação do grupo de ataque de porta-aviões e os mares circundantes, garantindo que os navios e suas tripulações estejam bem protegidos contra submarinos inimigos, navios de superfície, aeronaves e mísseis. O AW101 Merlin Mk4 também fornecerá movimentação e transporte de pessoas e suprimentos, além de manobra aérea anfíbia para operações de navio para costa, se necessário.

Entre os operadores-chave da plataforma então a Força Aérea Italiana, a Força Aérea Real Dinamarquesa e a Força Aérea Portuguesa, que utilizam a aeronave principalmente para missões SAR e/ou de Recuperação de Pessoal. A Marinha Italiana tem usado sua frota AW101 para uma série de funções, incluindo todas as principais missões no ambiente naval. A Força Aérea Real Canadense opera a variante CH-149 Cormorant desde 2001, realizando milhares de missões SAR que salvam vidas nas condições ambientais mais extremas e duras, de costa a costa. 

Foto: Leonardo

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn