Grupo Especial de Inspeção em Voo recebe segundo Legacy

Aeronave-laboratório equipa unidade responsável por calibrar e aferir equipamentos de aeroportos

O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) recebeu a segunda aeronave-laboratório Legacy 500. Toda vez que uma aeronave decola ou pousa, há uma série de procedimentos que precisam ser seguidos, a depender do tipo de avião, das condições da pista, do entorno do aeroporto, da meteorologia, entre outros aspectos. Para dar suporte ao piloto nesse tipo de manobra, diversos equipamentos estão instalados nos aeroportos (e fora deles, pois há procedimentos baseados em dados satelitais), que enviam informações à aeronave, indicando o caminho que deve ser seguido. São os chamados ´auxílios à navegação´, que balizam os pilotos em condições normais, mas, especialmente, quando a meteorologia está desfavorável. É aí que entra o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV): é preciso testar, na prática, se os dados fornecidos são confiáveis. E só em 2015, foram 1.200 testes desse tipo. Até setembro deste ano, a frota de aeronaves que faziam esse serviço de certificação era composta de quatro Bandeirantes e quatro Hawker 800XP. Mas, o processo de renovação dos aviões-laboratório já está em curso com o primeiro dos seis Legacy 500, adquiridos da Embraer por meio do projeto I-X, que chegou ao GEIV em setembro deste ano. A nova aeronave é resultado da adaptação de um jato executivo em um avião-laboratório, o que ocasionou desafios industriais, já que a saída da plataforma pronta de fábrica é um feito inédito não só no Brasil, mas no mundo. Para operar o modelo, o GEIV formou em órgãos no exterior, 54 profissionais: doze pilotos, vinte mecânicos de voo, doze operadores do sistema e dez mantenedores de bancada do sistema. Para os pilotos, a formação consistiu em aulas teóricas e treinamentos em simuladores na Flight Safety International. Agora, com a chegada das aeronaves, o próximo passo são as instruções práticas no próprio avião, orientadas por profissionais da Embraer. Foto: CECOMSAER

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