Israel adquire dois Boeing KC-46

O Ministério da Defesa de Israel (IMOD) assinou uma Carta de Aceitação cobrindo a compra de dois reabastecedores/transportes Boeing KC-46, tornando-se o segundo cliente de exportação do tipo, depois do Japão. O anúncio segue a recente aprovação parlamentar para a aquisição de uma série de novas aeronaves para a Força Aérea Israelense (IAF).

No mesmo anúncio, o IMOD confirmou que quer comprar mais caças Lockheed Martin F-35I Adir – além dos 50 que já encomendou – para equipar um terceiro esquadrão, e também um helicóptero pesado para substituir o antigo Sikorsky CH-53-2000 Yas´ur. O Boeing CH-47 e Lockheed Martin / Sikorsky CH-53K King Stallion são os principais candidatos para o último requisito.

Israel necessita oito KC-46 para substituir seus velhos aviões-tanque Boeing KC-707 Re’em, dos quais a IAF tem atualmente nove em serviço.

A aprovação do Departamento de Estado para a venda de até oito KC-46 e um motor sobressalente Pratt & Whitney PW4062 foi dada em 3 de março do ano passado, com um valor estimado de US$ 2,4 bilhões. A aeronave deve apresentar um conteúdo significativo de equipamentos israelenses. Embora Israel tenha solicitado entregas antecipadas – possivelmente desviado dos slots de produção da Força Aérea dos EUA – nenhum prazo foi anunciado para a entrega dos dois primeiros.

Foto: Divulgação

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn