Legacy 500 completa seis meses de atividades na FAB

Aviões já realizaram procedimentos inéditos no Grupo Especial de Inspeção em Voo

Com duas novas aeronaves-laboratório, o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) completa seis meses desde a chegada do primeiro Legacy 500, denominado como IU-50. Nesse período, já foram mais de 450 horas de voo e 50 inspeções de auxílio à navegação. Entre as atividades, quatro delas são referentes a procedimentos que o GEIV não conseguia realizar antes da chegada do modelo: os aeroportos de Maringá, Londrina, Navegantes e Caxias do Sul foram certificados para realização do procedimento RNP AR APCH, para navegação baseada em performance. Isso possibilita o pouso mesmo quando as condições meteorológicas estão desfavoráveis. O processo de renovação dos aviões-laboratório faz parte do projeto I-X. Até então, a frota de aeronaves que faziam inspeções em voo era composta de quatro Bandeirantes e quatro Hawker 800XP. O Grupo Especial de Inspeção em Voo testa na prática, se os dados fornecidos pelos equipamentos de auxílios à navegação – instalados dentro e fora dos aeroportos – são confiáveis. Esses equipamentos enviam informações às aeronaves, indicando o caminho que deve ser seguido. Eles balizam os pilotos para pousos e decolagens não só em condições normais, mas, especialmente, quando a meteorologia está desfavorável. Foto: CECOMSAER

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