Maringá será a capital da aviação agrícola nacional

Setor terá seu congresso anual entre os dias 6 e 9 de agosto, no Recanto das Águias e no Parque da Sociedade Rural da cidade

A cidade de Maringá será a capital do setor aeroagrícola nacional, com a realização do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil. O evento promovido pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) vai ocorrer de 6 a 9 de agosto. A programação reunirá empresários, pilotos, produtores rurais, autoridades e pesquisadores, com palestras e debates sobre demandas e perspectivas do setor no qual o País é a segunda maior potência mundial. O primeiro dia do Congresso terá demonstrações práticas de aviões, drones e equipamentos, no Aeródromo Recanto das Águias (10 km ao norte da cidade). Nos três dias seguintes, a movimentação seguirá no pavilhão principal do Parque da Sociedade Rural de Maringá, no bairro Vila Morangueira. As atividades ali ocorrerão em três auditórios, junto aos 100 estandes na mostra de equipamentos e tecnologias. Além de empresas brasileiras como a Embraer e outras que são referência em tecnologias embarcadas e sistemas desde monitoramento até trato de lavouras, o evento contará com diversas participantes estrangeiras, como a norte-americana Air Tractor (fabricante de aviões agrícolas), a canadense Pratt & Whitney (motores para aviões) e várias outras. A aviação agrícola é um setor altamente especializado e o Paraná possui a quinta maior frota do País, segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Anac. São 136 aviões operados por 25 empresas aeroagrícolas (que prestam serviços para produtores) e 28 operadores privados (produtores ou cooperativas que têm seus próprios aviões). Além da aplicação de produtos químicos ou biológicos nas plantações, os aviões servem também para a aplicação de fertilizantes e semeadura (inclusive de pastagem, na integração lavoura/pecuária). Sem falar que são usados também em tarefas desde o combate a incêndios em áreas de preservação natural até o povoamento de lagoas ou rios com alevinos. Para completar, a aviação é a única ferramenta para o trato de lavouras com regulamentação própria e fiscalizada por diversos órgãos. Mais informações no site www.sindag.org.br/congressosindag.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn