A Aeronave foi entregue ao Esquadrão Pampa, localizado na Ala 3, em Canoas (RS)

A aeronave F-5FM 4810 recém-modernizada pela Embraer foi liberada para operar no Esquadrão Pampa (1º/14º GAV), localizado na Ala 3, em Canoas (RS), após completar o processo de recebimento em Gavião Peixoto (SP). A aeronave F-5 na versão biposto, de matrícula 4810, completou o programa de modernização, sendo esta a última aeronave do projeto F-5FM entregue para a Força Aérea Brasileira (FAB).

Com a finalização dos ensaios previstos, foi possível concluir o processo de recebimento da aeronave e entrega ao Esquadrão Pampa. O translado terrestre foi realizado sob a responsabilidade do PAMA SP até a Base Aérea de São Paulo (BASP). Já no dia 21 de novembro, a aeronave decolou rumo a ALA 3, em Canoas (RS), sede do Esquadrão.

O Diretor do PAMA SP, Coronel Aviador Marcos Dias Marschall, ressaltou a atuação do Parque no processo de modernização. “A entrega do último F-5 modernizado representa mais um passo no ciclo de vida da aeronave. A padronização dos sistemas embarcados eleva a capacidade operacional da Força Aérea e reduz os custos de manutenção", finalizou. No total foram modernizadas 49 aeronaves que hoje integram os diversos Esquadrões da FAB.