Primeiro voo do F-15EX abre caminho para entregas à USAF

O novo jato de combate Boeing F-15EX completou seu primeiro voo ontem (02/02), abrindo caminho para a entrega antecipada dos dois primeiros jatos à Força Aérea dos EUA no final deste trimestre. O jato completou um vôo de teste de 90 minutos.

Durante os 90 minutos do voo, foram verificados os aviônicos, sistemas avançados e software do jato multifuncional. Uma equipe de teste monitorando os dados coletados durante o voo em tempo real confirmou que o desempenho da aeronave ótimo.

“O sucesso do voo de hoje prova a segurança do jato e a prontidão para se juntar à frota de caças de nosso país”, disse Prat Kumar, vice-presidente da Boeing e gerente do programa F-15. “Nossa força de trabalho está animada para construir uma aeronave de caça moderna para a Força Aérea dos EUA. Nosso cliente pode se sentir confiante em sua decisão de investir nesta plataforma que é capaz de incorporar os mais recentes sistemas avançados de gerenciamento de batalha, sensores e armas devido ao design da fuselagem digital do jato e arquitetura de sistemas de missão aberta.”

A Força Aérea concedeu à Boeing um contrato para construir o primeiro lote de oito jatos. Os planos futuros preveem até 144 aeronaves.

Foto: Boeing

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn