Boeing

Fabricante está produzindo os primeiros 34 aparelhos de uma encomenda de 179 exemplares para a Força Aérea dos EUA

A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) concedeu ao programa do jato reabastecedor Boeing KC-46 um Certificado Suplementar de Tipo (STC), verificando que seus sistemas aviônicos de reabastecimento e missão se encontram dentro dos requisitos do órgão. O marco marca a conclusão da certificação do modelo baseado na plataforma do avião comercial Boeing 767. Para receber seu STC, a equipe da Boeing concluiu uma série de testes de laboratório, solo e voo, que começaram em 2015. O documento é uma das duas certificações de aeronavegabilidade da FAA. A Boeing recebeu um certificado de tipo alterado para sua configuração principal de aeronave 767-2C em dezembro de 2017. Embora essas certificações cubram a maior parte das avaliações, nem todas as funções e equipamentos militares podem ser certificados pela FAA. A Força Aérea dos EUA também deve conceder um Certificado de Tipo Militar (MTC), que é esperado nos próximos meses. A equipe da fabricante concluiu o teste de voo do MTC, que incluiu o reabastecimento aéreo do jato, sistemas defensivos e outros específicos para militares, no início de julho último. Seis aeronaves participaram de vários segmentos de testes e completaram 3.500 horas de voo, com a transferência de mais de três milhões de libras de combustível durante os operações de reabastecimento com jatos F-16, F/A-18, AV-8B, C-17, A10, KC-10, KC-135 e KC-46. O modelo é construído nas instalações da empresa em Everett, Washington. A Boeing está atualmente produzindo os primeiros 34 aparelhos de uma encomenda de 179 exemplares para a Força Aérea dos EUA.