Réplica do caça F-39 Gripen será exposta no Rio de Janeiro

A réplica em tamanho real do novo caça multimissão F-39 Gripen, da Força Aérea Brasileira (FAB), estará aberta à visitação na esplanada da Fundação Getulio Vargas, no Rio, de 16 de março a 6 de abril. Feita de fibra de vidro, madeira e metal, a réplica do mais novo integrante da frota de caças tem 15 metros comprimento, oito de largura e quatro de altura. Os visitantes poderão entrar na cabine como se fosse um piloto, tirar fotos, conversar com os oficiais da FAB para conhecer os detalhes dessa aeronave com tecnologia revolucionária e cheia de funcionalidades estratégicas.

A aeronave é um caça de última geração e, de acordo com a FAB, incluirá o Brasil no seleto grupo de operadores de aeronaves de alta tecnologia, equiparando-a às mais modernas Forças Aéreas do mundo. O F-39 Gripen conta com um sistema completo de combate e funcionalidades que extrapolam as capacidades de qualquer outra aeronave já operada pela Força. Foi projetado para missões ar-ar, ar-mar e ar-solo, sob quaisquer condições meteorológicas, sendo considerado um dos caças mais ágeis em combate na atualidade.

A primeira aeronave multimissão F-39 Gripen chegou ao Brasil em setembro de 2020, após ter sido transportada em um navio, de Norrköping, na Suécia. Desde a assinatura do contrato de aquisição de 36 caças, em outubro de 2014 vem sendo executado um Programa de Transferência de Tecnologia, que fornece à indústria aeroespacial brasileira a tecnologia e o conhecimento necessários para manter e desenvolver o F-39 Gripen no país. Entre as áreas contempladas, estão o treinamento teórico, programas de pesquisa e tecnologia, treinamento on-the-job na Suécia, desenvolvimento e produção.

O caça iniciou a fase de ensaios em voo supersônico no Brasil no início de março de 2021, ano em que a FAB comemorou 80 anos de criação. Totens com a história e curiosidades sobre a Força Aérea Brasileira também estarão em exposição na esplanada da FGV. O acesso à exposição é permitido para visitantes a partir de 5 anos e gratuito, mediante agendamento prévio.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn