A Top Aces Corp. recebeu seu primeiro lote de Lockheed Martin F-16A/B Block 10 em seu F-16 Center of Excellence em Mesa, Arizona. As aeronaves eram da Força Aérea Israelense, que batizou suas primeiras variantes do F-16 como Netz.

Top Aces Corp. – subsidiária americana da empresa canadense Top Aces Inc. (anteriormente Discovery Air Defense Services) – estava planejando adquirir a aeronave por alguns anos, mas havia se frustrado em suas tentativas devido à incapacidade de obter as licenças de exportação necessárias sem um contrato firme de serviços “Aggressors”. Agora, a Top Aces tem um contrato com o Departamento de Defesa dos EUA e pretende começar a voar com os F-16 em missões de “Aggressors” ainda este ano.

“Nossa visão é ser o fornecedor mais confiável de soluções inovadoras de treinamento de combate em uma indústria altamente especializada onde a experiência é importante”, disse o presidente da Top Aces Corp. Russ Quinn, um ex-piloto Aggressor com mais de 3.300 horas de voo de F-16. “Adquirimos nossa frota de F-16 para cumprir nossa visão de treinar a próxima geração de líderes de combate aqui nos EUA”.

As primeiras quatro aeronaves – três F-16A monopostos e um F-16B biposto – chegaram a Mesa em 27 de janeiro, transportados de Israel parcialmente desmontados por um Antonov An-124 ucraniano operado pela Antonov Airlines.

Foto: Divulgação