Tráfego aéreo na Copa América destaca índices positivos na pontualidade dos voos

Resultado foi fruto de planejamento, treinamento e coordenação entre os órgãos envolvidos

No período dos jogos da Copa América, entre 10 de junho a 8 de julho deste ano, os aeroportos brasileiros tiveram, em média, 3.300 voos diários da aviação comercial. Durante o evento esportivo, os oito aeroportos das cidades-sede registraram aproximadamente 209 movimentos aéreos por dia, envolvendo as aeronaves de chefes de Estado, autoridades, delegações de atletas e comissões de arbitragem, além de turistas, alcançando 100% de pontualidade, sem registros de atrasos. O maior movimento aéreo foi registrado em 8 de julho, um dia após o encerramento do evento. Os aeroportos Santos Dumont, Galeão e de Jacarepaguá tiveram 878 movimentos aéreos. O pico de tráfego foi registrado entre 6 e 12 horas da manhã. Esse aumento foi decorrente do regresso de chefes de Estado, delegações e turistas aos seus países de origem. Os dados são do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), unidade do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), responsável por gerenciar o fluxo de movimentos aéreos do País. A Sala Master de Comando e Controle, ativada no CGNA, foi responsável pela disponibilidade da infraestrutura aeronáutica e aeroportuária, fiscalização da vigilância sanitária e agropecuária, controle da receita federal e da polícia federal, inspeção da aviação civil e acompanhamento do comitê organizador local. Os telões exibiram em tempo real, informações sobre a situação do pátio dos aeroportos das cidades-sede, bem como visualizações dos radares com as respectivas informações de voo e o posicionamento de aeronaves no espaço aéreo dessas regiões. A Sala Master, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos (SIGMA) e TATIC FLOW, softwares que auxiliam no processo de gerenciamento de fluxo, monitorou todo fluxo aéreo junto às cidades-sede. O Portal Operacional do CGNA tornou possível o acesso dos operadores nacionais e estrangeiros às normas, contingências, capacidades de pistas e setores de controle de tráfego aéreo, além de informações aeronáuticas e condições meteorológicas. Mais informações no portal www.fab.mil.br. Foto: CECOMSAER/DECEA/Fábio Maciel 

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