Turquia revela helicóptero de ataque elétrico não tripulado

 

A Turkish Aerospace Industries (TAI) revelou na semana passada um protótipo de seu helicóptero de ataque T629 totalmente elétrico e não tripulado de seis toneladas. A aeronave deve fazer seu primeiro voo ainda este ano.

O T629 deve ser usado como uma plataforma para busca e resgate, guerra anti-navio e anti-submarino, e para apoiar os helicópteros T129 ATAK tripulados da Turquia voando em missões de utilidade e reconhecimento. Semelhante em silhueta ao modelo ATAK de dois lugares, que também é fabricado pela estatal TAI, o T629 está em desenvolvimento desde 2017 e será capaz de transportar mísseis antitanque e não guiados. TAI não revelou quaisquer detalhes sobre o sistema de propulsão elétrica da nova aeronave ou outra tecnologia usada para o protótipo.

O T129 é baseado no helicóptero Leonardo A129 Mangusta e equipado com motores, transmissões e pás de rotor atualizados para melhor desempenho alto/quente, bem como aviônicos e sistemas de armas desenvolvidos na Turquia. O país está usando a aeronave internamente e oferecendo a aeronave para exportação com os motores TS1400 produzidos localmente para contornar os embargos de armas dos EUA relativos ao motor LHTEC CTS800-4N original desenvolvido pela Rolls-Royce e Honeywell.

Foto: Divulgação

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn