USAF recebe primeiro caça F-15EX Eagle

 

EX1 – o primeiro F-15EX da Força Aérea – está conduzindo missões de familiarização de pilotos locais de Eglin antes do início dos trabalhos de teste. Uma diferença externa entre o EX e outras versões do Águia da Força Aérea dos EUA são os bocais de perfil arredondado dos turbofans General Electric F110, que até então só os tinham as variantes de exportação.

A Boeing entregou formalmente o primeiro exemplar do caça F-15EX de nova geração Eagle para a Força Aérea dos Estados Unidos. A aceitação foi conduzida na fábrica da Boeing em St. Louis em 10 de março e ocorre logo após o primeiro voo da variante Eagle avançada em fevereiro.

A Força Aérea planeja adquirir 144 F-15EXs para substituir os F-15C/D que servem principalmente na Guarda Aérea Nacional. Com uma idade média de 37 anos, estão se aproximando rapidamente do fim de sua vida útil. Os F-15EX dos lotes de produção 2 e 3 estão reservados para entrega no ano fiscal de 2024/25 para dois esquadrões da Guarda Aérea Nacional de Oregon: a 173ª Ala de Caça em Kingsley Field, que atualmente serve como escola do F-15C/D e atuará o mesmo papel para o F-15EX e a 142º Fighter Wing, uma unidade operacional baseada em Portland.

Foto: US Air Force

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn