Confira quantos Fokker 50 continuam ativos – Maio 2023

Lançado na década de 80 e sucessor do F27 Friendship, o Fokker 50 veio ao mercado com propósito de atender demandas regionais. Para equipar seu então novo turboélice, a fabricante escolheu os motores PW127B da Pratt & Whitney Canada, o tornando mais atrativo e econômico para as companhias aéreas.
A aeronave realizou seu primeiro voo em 1985 e ficou em produção até 1997, com a falência da Fokker. Durante o período em que foi produzido, um total de 213 unidades do Fokker 50 foram construídos.
Quase 40 anos após sua primeira decolagem, ainda restam cerca de 100 exemplares do modelo em atividade ao redor do mundo, parte em voos comerciais, outros como cargueiro e alguns servindo Forças Armadas. A África é o continente com mais Fokker 50 ainda ativos. Veja mais detalhes:
Continente | País | Operadora | Quantidade |
África | Quênia | Aero-pioneer Group | 01 |
África | Quênia | Aerospace Consortium | 01 |
África | Quênia | Bluebird Aviation | 01 |
África | Quênia | Buffair Services | 02 |
África | Quênia | Freedom Airline Express | 02 |
África | Quênia | I-Fly Air | 01 |
África | Quênia | Jetways Airlines | 04 |
África | Quênia | Jubba Airways Kenya | 01 |
África | Quênia | Renegade Air | 02 |
África | Quênia | Rudufu | 01 |
África | Quênia | Silverstone Air | 08 |
África | Quênia | Skyward Express | 05 |
África | Congo | Eldinder Aviation | 01 |
África | Congo | FlyCAA | 02 |
África | Congo | Busy Bee | 01 |
África | Congo | Air Kasaï | 01 |
África | Congo | Gomair | 02 |
África | Niger | Niger Airlines | 01 |
África | Sudão do Sul | Aerojet Aviation | 01 |
África | Sudão | Blue Bird Aviation | 01 |
África | Sudão | Kush Aviation | 01 |
África | Somália | Daruro Airline | 01 |
África | Somália | Maandeeq Air | 02 |
África | Somália | Jubba Airways Somalia | 01 |
África | Somália | Ocean Airlines | 01 |
África | Somália | Saacid Airlines | 01 |
África | Somália | Salaam Air Express | 01 |
África | Somália | Som Express Airways | 01 |
África | Lesoto | Mahahlaula Airlines | 01 |
África | Tanzânia | Governo da Tanzânia | 01 |
África | Comores | R-Komor | 01 |
América Central | Panamá | Air Panamá | 05 |
América do Sul | Peru | ATSA | 01 |
América do Sul | Peru | Marinha do Peru | 02 |
América do Norte | México | MAYAir | 03 |
Ásia | Cingapura | Força Aérea de Cingapura | 09 |
Ásia | Indonésia | Polícia da Indonésia | 01 |
Ásia | Irã | Karun Airlines | 05 |
Ásia | Irã | Mahan Airlines | 01 |
Ásia | Irã | Qeshm Air | 01 |
Ásia | Irã | Taftan Airlines | 01 |
Ásia | Filipinas | Leading Edge | 02 |
Ásia | Bangladesh | Sky Capital Cargo | 02 |
Ásia | Tailândia | Royal Thai Police | 01 |
Ásia | Taiwan | Força Aérea do Taiwan | 03 |
Europa | Suécia | Amapola Flyg | 11 |
Europa | Suécia | Largus Aviation | 02 |
|
|
Operador desconhecido | 01 |
Total: | 103 |
Atualmente, são 103 unidades do Fokker 50 ativas, sendo quase 1/3 delas voando no Quênia, que conta com 29, operadas por 12 diferentes transportadoras. Somando todos os F50s em operação na África, é praticamente metade do total em todo o mundo, com 51 exemplares.
Nas Américas, são quatro operadoras: Air Panama, ATSA, Marinha do Peru e MAYAir.
A Oceania é o único continente (não considerando a Antártida) que não possui nenhum Fokker 50 atualmente em operação, mas há pouco tempo, contava com a Alliance Airlines, que se desfez do modelo em 2022.
Você já voou no Fokker 50? Conte para nós: