Saiba por onde estão os A330s que voaram na TAM Linhas Aéreas

Em novembro de 1998, a TAM Linhas Aéreas recebia seus dois primeiros Airbus A330-200. De matrículas PT-MVA e PT-MVB, as aeronaves foram apresentadas no Aeroporto de Congonhas e significavam o início de um novo momento na companhia. As primeiras da TAM rotas internacionais com o modelo conectavam Guarulhos com Miami e também Guarulhos com Paris.
A empresa voou com um total de 22 unidades (não simultaneamente) do A330-200 entre 1998 e 2016, ano em que o jato foi aposentado de suas operações. Operado pelo PT-MVQ, o último voo regular do A330 na companhia aconteceu em abril de 2016, ligando a Cidade do México e Guarulhos. Durante o período em atividade, o bimotor da Airbus foi a espinha dorsal dos voos de longo curso da TAM e foi essencial na abertura de diversos mercados na companhia, como Madri, Nova York, Londres, entre outros.
Após a aposentadoria, parte das aeronaves ganhou uma nova vida em outras operadoras, outros exemplares já não tiveram a mesma sorte e acabaram desmontados. Saiba por onde estão os A330-200 que voaram na TAM Linhas Aéreas (atual LATAM Brasil):
Modelo | Matrícula | Status Atual |
A330-223 | PT-MVA | Desmontado em Tarbes, na França |
A330-223 | PT-MVB | Desmontado em Tarbes, na França |
A330-223 | PT-MVC | Desmontado em Tarbes, na França |
A330-223 | PT-MVD | Desmontado em Tarbes, na França |
A330-223 | PT-MVE | Desmontado em 2017 em São Carlos, no Brasil |
A330-202 | PT-MVF | Estocado / Matrícula atual: 9H-JFS / Pertence à Maleth-Aero |
A330-202 | PT-MVG | Estocado / Matrícula atual: 9H-BFS / Pertence à Maleth-Aero |
A330-202 | PT-MVH | Desmontado em 2022 em Tarbes, na França |
A330-202 | PT-MVK | Desmontado em 2022 em Tarbes, na França |
A330-202 | PT-MVL | Ativo como 9H-MFS na Saudi Arabian arrendado pela Maleth-Aero |
A330-223 | PT-MVM | Ativo na Turkish Airlines como TC-JIO |
A330-223 | PT-MVN | Ativo na Turkish Airlines como TC-JIP |
A330-223 | PT-MVO | Ativo na Turkish Airlines como TC-JIR |
A330-223 | PT-MVP | Ativo na Turkish Airlines como TC-JIS |
A330-223 | PT-MVQ | Ativo na Malaysia Airlines como 9M-MTY |
A330-223 | PT-MVR | Ativo na Turkish Airlines como TC-JIT |
A330-223 | PT-MVS | Ativo na Malaysia Airlines como 9M-MTZ |
A330-223 | PT-MVT | Estocado / Matrícula atual: TC-JIZ / Pertence à Turkish Airlines |
A330-223 | PT-MVU | Ativo na Turkish Airlines como TC-LOH |
A330-223 | PT-MVV | Estocado / Matrícula atual: TC-LOI / Pertence à Turkish Airlines |
A330-243 | PT-MSD | Desmontado em 2020 em MOD St. Anthan, no Reino Unido |
A330-243 | PT-MSE | Desmontado em 2020 em MOD St. Anthan, no Reino Unido |
Conheci o pioneiro proprietário da TAM, comandante Rolim Amaro. Homem visionário e cheio de virtudes. Empresa que já sobreviveu dificuldades e continua crescendo. Ainda que eu tenha perdido meu irmão Mauro Rodrigues de Mattos no fatídico voo 402, fazer 100, em 31.10.1996, tenho profundo respeito pela empresa TAM.
A vida segue que segue, cadê (Panair,,Vasco,Cruzeiro,Varig,Webjet,Taf,Rio Sul,Nordeste,qdo cheguei na Infraero metade já tinha ido ao logo dos meus 20 anos a outra metade chegaram,gol,azul
Fico feliz em saber que alguns estão em operação, e confesso que essa era umas pinturas da TAM era as mais bonitas.
Melhor época da Tam
Um avião confortável espaçoso para as malas
Agora esses da Latam não cabe nada . Sou músico cabia instrumentos no compartimento agora nao dá mais.