As operações da Korean Air no Brasil

Era 26 de outubro de 1992, uma segunda-feira, quando a Korean Air estreou sua rota Seul-Los Angeles-Guarulhos. A linha era operada pelo MD-11 da companhia, que, naquela época, passou a disputar o mercado entre Califórnia-Brasil com a Varig e Japan Airlines, que também utilizavam Los Angeles como parada em suas rotas para a Ásia, e mais tarde com a Vasp.

Cerca de dois anos mais tarde, a aérea sul-coreana aumentou sua capacidade no País colocando o Boeing 747-400, com configuração para 383 passageiros (16 na primeira classe, 57 na executiva, 310 na econômica), no lugar dos trijatos da McDonnell Douglas.
Itinerário da Korean Air da rota para o Brasil em 1994:
- KE62: chegada em Guarulhos às 6h15 das segundas, quintas e sábados
- KE61: partida de Guarulhos às 00h20 das terças, sextas e domingos

Os índices de ocupação da companhia no Brasil eram ótimos – média de 90% em 1999 – acima até de sua média geral de ocupação, que girava em torno de 68%. Na década de 90, a Korean Air estava nos holofotes da mídia por motivos não tão bons: acidentes e incidentes. Entre 1991 e 1999, foram registradas oito ocorrências com aeronaves da companhia, incluindo o voo 801, que entrou em voo controlado em uma montanha próximo do aeroporto de Guam.
Os anos 2000 começaram de forma mais leve para a empresa. Em 2001, a Korean introduziu na rota para o Brasil aviões com TV em todas as poltronas, incluindo na econômica, melhorando assim a experiência do passageiro. No entanto, nesse mesmo ano, suspendeu seus voos no trecho para Guarulhos.
Foram sete anos de hiato, até que no início de junho de 2008, a sul-coreana voltou a oferecer ligações para o País. Em vez do 747, a empresa retomou a linha Seul-Los Angeles-Guarulhos com o Boeing 777-200, com capacidade para oito passageiros na primeira classe, 27 na executiva e 225 na econômica. O voo de reestreia foi operado por comandantes brasileiros. Fotos abaixo: Flávio Marcos de Souza
Naquele período, os voos tinham partida do Brasil às segundas, quartas e sextas-feiras e, em seus primeiros meses após a retomada, a Korean transportou 5.176 passageiros a partir de Guarulhos.
No ano seguinte, Gianfranco “Panda” Beting, Publisher da Flap International, embarcou em um FlightCheck nos voos KE62 e KE61. Panda voou em duas classes da empresa: econômica na ida aos Estados Unidos e executiva na volta ao Brasil. A nota foi excelente: 9,18 e, em seus comentários finais, se disse surpreso com o padrão da econômica, o considerando até superior ao da executiva. A reportagem foi publicada em nossa edição 439.

Em 2012, a empresa passou a oferecer uma versão em português de seu website e registrou 80% de ocupação no trecho ao País. A boa ocupação motivou a Korean, que agora voava sem concorrência para Los Angeles, a aumentar sua capacidade, colocando, em 2013, o Boeing 777-300ER e ampliando para quatro voos semanais seus serviços para o Brasil.

Contudo, esse bom momento durou pouco: em 2013 mesmo, a American Airlines lançou o voo Los Angeles-Guarulhos. Aos poucos, o ritmo da Korean Air começou a cair e, em 2015, a empresa fez novos ajustes, fazendo um downgrade em sua única rota para a América do Sul, colocando o A330-200 no lugar do 777-300 e reduzindo o voo novamente para três semanais.
O Brasil atravessava uma crise econômica e a demanda por viagens aéreas estava em desaceleração. Tal situação motivou a Korean Air a suspender mais uma vez sua rota para o Brasil e encerrou suas atividades por aqui, com voos comerciais de passageiros, em setembro de 2016, sem data para voltar.
Atualmente, a empresa voa para o Brasil, mas por meio de sua divisão Korean Air Cargo, realizando a rota Seul-Anchorage-Miami-Viracopos-Santiago-Lima-Los Angeles-Seul. São dois voos semanais com o 777F.
Você voou com a Korean Air de/para o Brasil? Conte para nós nos comentários:
Voei em uma das promoções que a Korean faz para a comunidade coreana de São Paulo, visitar a terra Natal. Ida e volta por U$307 e estadia de 42 dias. Fui visitar meu filho em Los Angeles. Foi o melhor voo internacional que eu fiz em toda a minha vida. Conforto mesmo na classe econômica, Como eu uso bengalas para locomoção, me colocaram em um assento duplo para meu conforto. Refeiçôes mais do que maravilhosas e a cordialidade das comissárias estava impressionante. Estou sempre procurando outra promoção mas, não encontro mais. Adorei ! Adorei !
Voei de Korean Air em 2008 e foi uma das melhores experiências de voo que já tive.
Será que volta voa aqui em São Paulo de novo foi no mesmo ano da Singapura porque essas empresas deixar de voa e não volta mais não foi só ela tem mais que deixou de voa .