Você sabia que a American Airlines já voou com o MD-90?

A American Airlines já voou e ainda voa com uma grande variedade de aviões. No passado, a empresa foi uma grande cliente da McDonnell Douglas, sendo a maior operadora na história da série MD-80.
Entre os modelos da fabricante norte-americana operados pela American, está o MD-90, que durou alguns anos na malha da companhia e passou quase despercebido. Não há muitos registros da aeronave nas cores da aérea.
O ano era 1999, quando a gigante American Airlines engolia mais uma empresa: a Reno Air.
Fundada em 1990, a Reno Air iniciou suas operações em 1992 e era baseada em Las Vegas, Reno e San Jose. Quando adquirida pela AA, a companhia contava com uma considerável frota de quase trinta aeronaves da McDonnell Douglas, englobando os modelos MD-82, MD-83, MD-87 e o MD-90.

O último voo da Reno Air aconteceu em 30 de agosto de 1999 e, a partir daí, todas as aeronaves que voavam pela companhia foram incorporadas pela American, que na época já voava com os MD-80s. Ainda que não operasse com o MD-90, a aérea norte-americana decidiu mantê-lo em atividade após a aquisição.
Durante a transição, a American Airlines precisava repintar as aeronaves em suas cores e necessitava também manter as operações da Reno Air ativas. Como solução, a empresa realizou alguns improvisos: voar com as aeronaves sem pintura ou no esquema básico da Reno. (foto abaixo)
Quando os jatos ganhavam as novas cores, ainda assim não era o padrão bare metal que a American utilizava naquele momento e sim um alternativo com a fuselagem branca.
Foto via Flickr – Richard Silagi
De matrículas N901RA, N902RA, N903RA, N904RA e N905RA, os MD-90s da American Airlines ganharam as cores improvisadas da empresa de forma gradual e permaneceram ativos na companhia durante cerca de cinco anos e meio. Enquanto em atividade na American, os jatos ficaram baseados principalmente em San Jose, na Califórnia.
Em 2005, a AA decidiu aposentá-los e todos foram repassados para a indonésia Lion Air. Posteriormente, dois deles voltaram aos Estados Unidos e ainda voaram na Delta Air Lines.
O fato é que a American Airlines nunca encomendou o MD-90, mesmo com uma gigante frota de MD-80 ativa. O motivo? A empresa estava incorporando o Boeing 737-800, um dos concorrentes do jato da McDonnell Douglas na época. Mesmo assim, o modelo acabou passando pela sua variada frota, ainda que de forma discreta.