Airbus inicia trabalho em tanques de combustível de hidrogênio para aviões de passageiros

  • Indústria
  • Notícias
  • Airbus inicia trabalho em tanques de combustível de hidrogênio para aviões de passageiros

Airbus está intensificando seu trabalho em tanques de combustível de hidrogênio para aviões, estabelecendo dois Centros de Desenvolvimento de Emissão Zero (ZDEC) em Bremen, na Alemanha, e Nantes, na França. As instalações terão como objetivo estabelecer uma abordagem de custo competitivo para a fabricação dos tanques criogênicos necessários para o avião movido a hidrogênio Zero E que o fabricante europeu pretende trazer ao mercado em 2035.

Airbus disse que as unidades ZEDC estarão totalmente operacionais em 2023. Seu objetivo inicial é ter alguns tanques de armazenamento de hidrogênio líquido para serem usados ​​em um primeiro teste de voo programado para 2025.

Os tanques de combustível serão um componente crítico de segurança nos aviões Zero E planejados. O hidrogênio líquido é mais desafiador do ponto de vista de armazenamento, pois precisa ser mantido a -250º C. O gás precisa ser liquefeito para ser armazenado de forma eficiente na aeronave, e os tanques precisam ser capazes de suportar repetidas térmicas e ciclagem de pressão. Inicialmente, os tanques provavelmente serão metálicos, mas a Airbus está explorando o potencial de usar compostos de polímero reforçados com fibra de carbono.

Foto: Airbus

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn