Airbus deu mais um passo na redução de sua pegada de carbono industrial com o voo inaugural de um cargueiro Beluga usando combustível de aviação sustentável (SAF) da fábrica da empresa aeroespacial Broughton no Reino Unido.

A instalação, que usa a frota Beluga para transportar asas de aeronaves para Toulouse, Hamburgo e Bremen, torna-se a segunda unidade da Airbus a usar SAF, depois que Hamburgo introduziu o combustível em suas atividades de carga no final de 2019.

“Este primeiro voo de um transportador Beluga de Broughton, parcialmente abastecido com SAF, é um marco importante na ambição da Airbus de descarbonizar suas operações industriais”, disse Tony Derrien, Gerente de Projeto de Combustíveis de Aviação Sustentável da Airbus.

O SAF usado pela frota da Beluga é feito de matérias-primas sustentáveis ​​usadas, como óleo de cozinha, e fornecido à Airbus em Broughton e Hamburgo pela Air bp.

Andy Owen, gerente de estação da linha Beluga em Broughton, acrescentou: “A implantação progressiva de combustíveis de aviação sustentáveis ​​nas instalações da Airbus é uma parte essencial de nosso roteiro de descarbonização. Estamos orgulhosos de que Broughton se tornou a segunda unidade da Airbus a introduzir o SAF em suas operações da frota Beluga.”

Foto: Airbus