Airbus se prepara para começar a montar o primeiro A321XLR

Ontem (02/02), a Airbus anunciou que suas instalações estão se preparando para a montagem de componentes principais de sua mais nova adição à família A320neo – o A321XLR (Extra Longo Alcance). Apresentando alterações de design para acomodar um novo tanque de combustível que será o “X” do eXtra longo alcance, a montagem final está programada para começar no segundo semestre de 2021.

Muitas coisas pararam na aviação no ano passado; crescimento, expansão da frota, inúmeras aeronaves de dois andares… No entanto, uma coisa que ainda está acontecendo: é o revolucionário programa A321XLR da Airbus. Com os quadrijatos aposentados, as operações dos bijatos de longo alcance estão em alta.

 

A Airbus anunciou que a industrialização e produção de peças para o primeiro A321XLR está em andamento nas instalações da Airbus e dos fornecedores. O fabricante está se preparando para a montagem dos principais componentes das primeiras seções dianteira, central e traseira da fuselagem, assim como das asas.

 

Gary O´Donnell, chefe do programa A321XLR da Airbus disse que a introdução da primeira montagem de componentes principais na linha de montagem final do fabricante em suas instalações em Hamburgo ocorrerá no segundo semestre do ano.

 

Para aumentar o alcance de uma aeronave em 15%, adições precisam ser feitas. As principais diferenças no design e na fabricação do A321XLR em comparação com as aeronaves A321neo e A321LR estão relacionadas às seções central e traseira da fuselagem. Isso se deve ao novo tanque de combustível integral denominado pela Airbus de tanque central traseiro (RCT) e seus sistemas de combustível correlatos.

 

Nas instalações da Airbus em Nantes começou a montagem da caixa central das asas do avião em novembro do ano passado, enquanto a Premium AEROTEC começou a montar o RCT em Augsburg. Essa empreiteira também produz vários componentes grandes da fuselagem em suas fábricas em Nordenham e Varel.

Foto: Airbus

 

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