Boeing poderá lançar o 5X para concorrer com o Airbus A321XLR

 

A Boeing está em negociações com vários fornecedores aeroespaciais para estabelecer diretrizes para uma futura aeronave comercial de médio porte. O projeto da nova aeronave sob o estudo do conhecido Future Small Airplane Project (FSA), um modelo remasterizado do New Middle Market (NMA). O chamado Boeing 797 estaria perto de ser apresentado com a perspectiva de competir melhor com o Airbus A321XLR de longo alcance.

O fabricante da aeronave começou secretamente a montar uma equipe de engenheiros para projetar a cabine, sugerindo que a Boeing está começando a desenvolver um modelo inteiramente novo e não o desenvolvimento de um já existente. De acordo com o relatório, o nome do projeto é 5X. O CEO da Boeing, David Calhoun, interrompeu o projeto, também conhecido como 797, em 2020.

Anunciando um design totalmente novo, ele disse: "Vamos buscar o maior mercado, e isso não significa necessariamente que vamos enfrentar o Airbus A321." A lacuna entre o Boeing 737 MAX e o Boeing 787, anteriormente coberto pelo Boeing 757, é um espaço de mercado que está sendo incentivado pela desvalorização das viagens de longo curso com grandes aeronaves em tempos pós-pandêmicos.

Foto: Boeing

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn