Daher apresenta novo sistema de emergência para o modelo TBM 940

Programa denominado HomeSafe é ativado manualmente por um botão laranja facilmente reconhecível no painel de instrumentos do cockpit

A fabricante Daher revelou detalhes técnicos para sua aeronave TBM 940 equipada com um sistema de emergência que automaticamente leva o avião a um pouso se o piloto ficar incapacitado. O programa denominado HomeSafe é ativado manualmente por um botão laranja facilmente reconhecível no painel de instrumentos do cockpit. Seu software integra informações meteorológicas, de tráfego e terrenos para selecionar o melhor aeroporto para pouso, levando em conta o alcance do combustível e o comprimento da pista. O sistema está disponível como parte do deck de voo integrado do G3000 e está em desenvolvimento para o modelo desde 2017, que incluiu análises de Big Data e avaliações de 20 versões do programa. A Daher submeteu o HomeSafe às autoridades de aviação europeias e norte-americanas para a certificação, permitindo as primeiras entregas do sistema autoland em junho. A facilidade também estará disponível para retrofit a um preço de US$ 85.000. Quando ativado, os ocupantes da aeronave são informados por um vídeo de segurança no display multifuncional do cockpit. O controle de tráfego aéreo é informado da situação por uma mensagem automatizada e o transponder é automaticamente configurado para o código de emergência. O sistema fornece entradas para os controles de voo da aeronave e ajusta as configurações de potência do motor durante a fase de pouso, ativando os freios e desligando o motor após uma parada completa. O piloto pode substituir a função autoland a qualquer momento para retomar as condições normais de voo simplesmente desconectando o piloto automático. Além dessa revolução na segurança, a versão 2020 do TBM 940 é equipado com o radar meteorológico Garmin GWX 75 doppler, que aumenta a consciência do piloto através de uma paleta de cores de alta definição, uma faixa de cobertura estendida até 320 milhas náuticas, um ângulo de varredura horizontal de 120°, juntamente com módulos opcionais de detecção de turbulência e supressão de terra.

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